"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça será entregue hoje em Brasília



A cerimônia de entrega da 5ª edição do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça acontece nesta terça-feira às 16h30, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília (DF).

Iniciativa do Governo Federal, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, o selo é conferido às empresas que executam ações para a promoção da igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho.

Voltado para empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, ou com personalidade jurídica própria, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça existe há dez anos e conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da ONU Mulheres, que recentemente também lançou uma importante campanha pela "Igualdade de Gênero e o Empoderamento de Mulheres e meninas".

Segundo a entidade, enquanto o mundo tem alcançado progressos no sentido da igualdade de gênero no âmbito do Desenvolvimento do Milênio, muitas mulheres continuam a sofrer discriminação e violência em todas as partes do mundo. E a igualdade de gênero ou de raça não são apenas direitos humanos fundamentais, mas valores necessários para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável.



Ações como a implantação de salas de apoio para amamentação, ampliação de licenças maternidade ou paternidade, a produção de material educativo sobre temas como assédio ou racismo, a remuneração igualitária e sem discriminação, são exemplos de como as empresas podem concorrer ao prêmio.

Ao participar do programa, a empresa precisa elaborar uma ficha com o perfil da organização e um 'Plano de Ação' com o detalhamento de como irá desenvolver as ações de equidade de gênero e raça.



A adesão é voluntária, mas este ano, 68 empresas vão receber o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. O evento tem início a partir das 16h30, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), na W5, 902 sul, Bloco C Brasília (DF).

A cerimônia já tem a presença confirmada da presidenta Dilma Rousseff.


Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune